Pilates e saúde

sábado, 25 de fevereiro de 2012


Entenda como seu próprio corpo prejudica a postura

Sobrepeso, seios grandes e problemas de visão causam dor nas costas

Aumentar texto
Você anda sentindo dores que não sabe de onde vêm? Não é só a má postura no uso do computador ou ao assistir à televisão que fazem mal para a sua coluna e rendem problemas nas costas. "O corpo é como uma balança, se algo pesa de um lado, os músculos e as articulações sofrem as consequências do outro" afirma o fisioterapeuta Oldack Borges de Barros, presidente da Sociedade Brasileira de RPG.

As costas curvadas, por exemplo, fazem com que a cabeça seja puxada para cima, para possibilitar o olhar para frente - efeito: aumentam os riscos de dores na coluna. E se a barriga faz com que o corpo tenda para frente, a região lombar se inclina para suportar o peso e até para se sentar você sente dores.

Os problemas não param aí e precisam ser olhados com atenção para evitar danos mais graves. Fique atento às principais causas de desvios posturais e agende uma consulta caso você note alguma das alterações no seu corpo. 
  • Comparação entre má postura e boa postura - foto: Getty Images
  • Menina alta e menina baixa - foto: Getty Images
  • Curvaturas da coluna - foto: Getty Images
  • Mulher com dificuldade para enxergar - foto: Getty Images
  • Pés - foto: Getty Images
  • Homem obeso com má postura - foto: Getty Images
  • Mulher com dor na coluna lombar - foto: Getty Images
1 DE 7
Comparação entre má postura e boa postura - foto: Getty Images
Barriguinha saliente 

A barriga fora de forma costuma ser projetada para frente. "Essa mudança de eixo postural causa uma hiperlordose lombar, que é o aumento da curvatura dessa parte da coluna", explica a fisioterapeuta Camila Luisa Sato, especializada em osteopatia. O bumbum fica mais empinado e comumente surgem dores na região inferior da coluna. Se abaixar ou mesmo sentar em cadeiras ou bancos mais baixos tendem a causar dor. A correção, neste caso, inclui o fortalecimento e alongamento dos músculos abdominais e a diminuição na curvatura da lombar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário