Pilates e saúde

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Matéria : Veja " AGORA, COM UMA DOSE DE ALEGRIA"


A matéria diz sobre uma nova versão do pilates - Xtend Barre, onde são usados passos de balé , aumentando o ritmo cardíaco dos alunos. Associando músicas mais rápidas.
O método de Josefh Pilates basea-se cientificamente nos conhecimentos em ioga, meditação e artes marciais .Os dançarinos já em 1926 o procuravam para a realização das aulas para trabalhar o alongamento dos músculos e aliviar as dores.
A criadora da técnica Xtend Barre , Andrea Rogers usa os passos de balé e diz que as duas técnicas tem uma relação natural: "Tanto o Pilates quanto o Balé incorporam graça e precisão a movimentos dinâmicos e servem para fortalelecer e alongar a silhueta".
Além desta nova variação existe agora versões adaptadas do Pilates, como jumpilates , em que os alunos pulam entre uma posição e outra , variação aeróbica do Pilates. Os gestos são feitos em ritmo intenso e ao som de musica alta e acelerada.Os alunos se mexem agitadamente ao contrario do que ocorre no pilates tradicional, em que os movimentos são mais lentos.Revista Veja edição 2184.

Bem espero que Joseph Pilates não esteja realizando muitos rolamentos na tumba, pois o que já mudaram sua filosofia e técnica tantas vezes sem sua opinião!

Em parte concordo com a ideia da Andrea Rogers, pois realmente os exercícios de Pilates requerem fundamentos específicos como: concentração, respiração, centralização da força, controle do movimento e musculaturas específicas, precisão, fluidez nos movimentos, isolamento integrado e rotina.
Acredito e utilizo em minhas aulas músicas mais ritmadas , porque a combinação do ritmo com os princípios do Pilates, mandam uma informação para o sistema nervoso não só de movimento ,mas estímulos auditivos. Havendo respostas mais precisas e movimentos fluidos , combinados com a respiração e os ritmos apropriados aos exercícios.
As músicas mais agitadas também auxiliam no estímulo do grupo e no comando do instrutor , deixando a aula mais interessante.
 Mas o grupo precisa gostar destes ritmos, pois algumas pessoas que procuram atividades mais individualizadas e especificas , muitas vezes necessitam de manter um nível de serenidade no ambiente. Aliviando o estresse e abaixando o nível de ansiedade que o aluno chega a aula.
Quanto ao Jumpilates , sem comentários , além de nunca ter visto uma aula desta , as versões adaptadas , como diz a reportagem nem sempre são adaptadas ou mesmo versões.





O método Pilates e extremamente interessante quanto ao ponto de vista terapêutico, e em sua eficiência na reestruturação corporal, devemos selecionar bem o profissional e o local em que iremos praticar a técnica, para que os efeitos sejam benéficos.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010


Por que andar curvado e arrastando-se


   Qual é a causa de uma má postura?
   O exemplo que recebemos de nossos pais, tudo que fazemos diariamente em casa ou no trabalho são fatores importantes: - afundar-se no sofá para assistir TV ou sentar-se em frente de um computador o dia todo são os exemplos mais comuns.
   Alguns HOBBIES e PROFISSÕES exigem maneiras específicas de usar o corpo. Bailarinos profissionais caminham com os pés virados para fora, o que causa o encurtamento dos músculos da parte lateral da perna. Pessoas que faz Balé desde muito pequenas podem deformar a cintura pélvica e os joelhos. Até mesmo as volumosas fraldas usadas nos bebês podem interferir na marcha.
   Na vida adulta, atividades como jardinagem, marcenaria ou mesmo carregar um bebê apoiado na cintura podem forçar a curvatura da coluna causando dor lombar crônica.
Também a moda e certas formas de linguagem corporal podem levar o corpo a criar maus hábitos.Aquele sapato apertado, pode inibir o uso apropriado dos pés.Saltos do tipo STILLETO e sapatos de bico fino apertam os dedos e distorcem as articulações.

domingo, 12 de setembro de 2010

A Postura

A Dinâmica da Postura

  Analisando seu equilíbrio corporal é o meio para observar sua postura.
A postura é o reflexo do equilíbrio estrutural do corpo.
Os desequilíbrios e necessidades mais urgentes do individuo está diante dos olhos do instrutor, mesmo antes do aluno revelar seu histórico médico, as dores que sente, seus objetivos e expectativas.
  A postura e o alinhamento do corpo mostram o estilo de vida e maus hábitos posturais que afetam o movimento e a marcha e podem , com o tempo, distorcer o corpo ara sempre.
  É na infância que percebemos e adquirimos os hábitos posturais. O alinhamento do corpo muda com a idade tornando - se frequentemente distorcido pela maneira de sentar-se ou de trabalhar ao longo do tempo.È raro termos consciência se nossa postura é boa ou não . Nosso olhar interno traz imagem de uma postura ereta e correta. 
  Só nos damos conta da realidade quando vemos nossa imagem refletida, ou através de um comentário.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Método Pilates e nosso trabalho

     Joseph Pilates tinha  uma abordagem holistica sobre os programas de exercícios, baseado em modelar o   corpo e corrigir a postura com exercicios que se tornavam progressivamente mais difíceis.
  Executados de maneira lenta e com bastante concentração, os exercícios envolviam tanta a mente como o corpo. Os primeiros frequentadores dos estúdios de pilates foram os bailarinos profissionais. Os exercícios ajudavam na correção de defeitos na postura e na cura de lesões decorrentes da árdua rotina de treinos e espetaculo.
Cada copo tem uma estrutura única, cada mente é diferente. Portanto, cada pessoa que chega ao mesmo estúdio traz consigo uma combinação também individual de necessidades e maneiras especiais.
O respeito pela individualidade de cada cliente é o mais importante na interpretação do método pilates. Alguns estúdios tentam fazer com que todos os alunos façam o mesmos exercícios, da mesma maneira, com a mesma rígida disciplina. Isso, porém implica a distorção do corpo para adequa lo a um sistema de exercícios. Todos nós devemos de tomar consciência de como somos dependentes do nosso corpo.
No nosso estúdio trabalhamos com diversos clientes, pessoas das mais diversas profissões, idades, historias de vida, e com as mais variadas necessidades e expectativas. Como fisioterapeutas especializados no método pilates procuramos ouvir a demanda do corpo e da mente de cada um deles através de uma avaliação física e funcional. Para que possamos adaptar os exercícios para satisfazê-los. Esperar que todos façam os mesmos exercicios , da mesma maneira e de uma forma rigorosamente disciplinada, é dar prioridade ao método de exercícios em detrimento do individuo.
As pessoas geralmente não tem consciência dos desequilíbrios intrínsecos às estruturas do seu corpo.
Tensão Fisíca e mental, experiências universais desta seculouXXI, são as causas de muitas das enfermidades e insatisfações que todo tipo de terapia busca aliviar.
Parte da minha abordagem dos exercícios é usar um tipo de massagem com uma maneira segura de aliviar tensões no início ou no final da aula. As técnicas manuais e manipulações tem como objetivos de conscientizar o papel da respiração no controle de stress e no condicionamento estrutural do corpo, pois as tensões podem inibir as respiração, onde o diafragma e os músculos profundos da parte mais baixa do abdomên ( assoalho pélvico ), são extremamente explorados.
 Por QUE PILATES?



No início do século XX, Joseph Pilates começou a chamar a atenção para malefícios do ritmo acelerado da vida moderna e para a necessidade de se desenvolver a mente e o manter o corpo saudável.



Preocupava-se também em como combater o estresse  físico e mental.



Pilates divulgou seus exercícios como tratamento contra efeitos do que , hoje , conhecemos bem estresse e contra os resultados da negligência física,



Ele acreditava que ao praticá-los , podemos obter o controle do próprio corpo e resgatar o ritmo e a coordenação motora naturais, comprometidos pela vida civilizada.



Ao invés de hipertrofiar alguns músculos, como em aulas de musculação, ou trabalhar exclusivamente uma parte do corpo como glúteos e abdomen, o método Pilates exercita e alonga o corpo todo



Pilates ensina a respiração correta, enfatizando os movimentos rítmicos do diafragma - músculo que força a entrada e saída de ar dos pulmões - e expirações prolongadas e controladas. Vários exercícios do método clássico de PILATES ENVOLVEM UM ROLAMENTO SUAVE DA COLUNA PARA CIMA E PARA BAIXO, QUE ALÉM DE MELHORAR A FLEXIBILIDADE DESSA REGIÃO, TAMBÉM EXERCITA OS PULMÕES.



Os exercícios clássicos de Pilates alcançam as mais diversas necessidades. Os mais JOVENS frequentemente precisam se concentrar na melhoria da coordenação motora.



A PESSOA QUE ESTA EM UMA MESMA PROFISSÃO há muitos anos talvez precise superar uma cifose ou um desequilíbrio entre os lados esquerdo e direito decorrente de certos hábitos de postura no trabalho.



MULHERES QUE SÃO MÃES podem necessitar restaurar o tônus do assoalho pélvico.



E SE VOCÊ JÀ ESTA NA TERCEIRA IDADE, pode querer focar -se no ganho de equilíbrio e na mobilidade dos músculos e articulações.]
 Com o principio de equilibrar corpo e mente os primeiros exercícios de postura relaxam o pescoço e ombros par estimular a posição correta da cabeça sobre a coluna cervical. Muitos iniciantes se surpreendem  ao constatar que seu campo visual aumenta quando a cabeça é posicionada corretamente.
Problemas posturais podem gerar hábito de olhar para baixo, para cima, ou até para o lado. Os exercícios de postura nivelam a cabeça para que seus olhos mirem para a frente, assimilando mais informações  e aumentando a percepção do que acontece em volta. A postura é induzida pelo equilíbrio do tronco. Logo, manter a cabeça erguida  e os ombros para baixo realinha a coluna torácica, permitindo a transmissão de peso para a pelve e seguindo igualmente para baixo, dividindo-se por fim entre as duas pernas.

O que diferencia o Pilates dos outros métodos de exercícios, é o modo de execução. Em contraste com as repetições  muitas vezes mecânicas das aulas de aeróbica e musculação a atenção aos detalhes : da posição exata dos pés ao movimento em arco do ombro. O resultado é o beneficio de todo o corpo e não apenas o fortalecimento de um músculo ou grupo muscular. Exercitar a musculatura do assoalho pélvico, por exemplo, melhora a postura, alivia dores nas costas e tonifica o abdome..
Um dos benefícios imediatos é a sensação de bem estar. Com o tempo e perseverança, eles condicionarão seu corpo, influenciando sua aparência e a maneira como você se projeta para o mundo.