Pilates e saúde

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Matéria : Veja " AGORA, COM UMA DOSE DE ALEGRIA"


A matéria diz sobre uma nova versão do pilates - Xtend Barre, onde são usados passos de balé , aumentando o ritmo cardíaco dos alunos. Associando músicas mais rápidas.
O método de Josefh Pilates basea-se cientificamente nos conhecimentos em ioga, meditação e artes marciais .Os dançarinos já em 1926 o procuravam para a realização das aulas para trabalhar o alongamento dos músculos e aliviar as dores.
A criadora da técnica Xtend Barre , Andrea Rogers usa os passos de balé e diz que as duas técnicas tem uma relação natural: "Tanto o Pilates quanto o Balé incorporam graça e precisão a movimentos dinâmicos e servem para fortalelecer e alongar a silhueta".
Além desta nova variação existe agora versões adaptadas do Pilates, como jumpilates , em que os alunos pulam entre uma posição e outra , variação aeróbica do Pilates. Os gestos são feitos em ritmo intenso e ao som de musica alta e acelerada.Os alunos se mexem agitadamente ao contrario do que ocorre no pilates tradicional, em que os movimentos são mais lentos.Revista Veja edição 2184.

Bem espero que Joseph Pilates não esteja realizando muitos rolamentos na tumba, pois o que já mudaram sua filosofia e técnica tantas vezes sem sua opinião!

Em parte concordo com a ideia da Andrea Rogers, pois realmente os exercícios de Pilates requerem fundamentos específicos como: concentração, respiração, centralização da força, controle do movimento e musculaturas específicas, precisão, fluidez nos movimentos, isolamento integrado e rotina.
Acredito e utilizo em minhas aulas músicas mais ritmadas , porque a combinação do ritmo com os princípios do Pilates, mandam uma informação para o sistema nervoso não só de movimento ,mas estímulos auditivos. Havendo respostas mais precisas e movimentos fluidos , combinados com a respiração e os ritmos apropriados aos exercícios.
As músicas mais agitadas também auxiliam no estímulo do grupo e no comando do instrutor , deixando a aula mais interessante.
 Mas o grupo precisa gostar destes ritmos, pois algumas pessoas que procuram atividades mais individualizadas e especificas , muitas vezes necessitam de manter um nível de serenidade no ambiente. Aliviando o estresse e abaixando o nível de ansiedade que o aluno chega a aula.
Quanto ao Jumpilates , sem comentários , além de nunca ter visto uma aula desta , as versões adaptadas , como diz a reportagem nem sempre são adaptadas ou mesmo versões.





O método Pilates e extremamente interessante quanto ao ponto de vista terapêutico, e em sua eficiência na reestruturação corporal, devemos selecionar bem o profissional e o local em que iremos praticar a técnica, para que os efeitos sejam benéficos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário