No início do século XX, Joseph Pilates começou a chamar a atenção para malefícios do ritmo acelerado da vida moderna e para a necessidade de se desenvolver a mente e o manter o corpo saudável.
Preocupava-se também em como combater o estresse físico e mental.
Pilates divulgou seus exercícios como tratamento contra efeitos do que , hoje , conhecemos bem estresse e contra os resultados da negligência física,
Ele acreditava que ao praticá-los , podemos obter o controle do próprio corpo e resgatar o ritmo e a coordenação motora naturais, comprometidos pela vida civilizada.
Ao invés de hipertrofiar alguns músculos, como em aulas de musculação, ou trabalhar exclusivamente uma parte do corpo como glúteos e abdomen, o método Pilates exercita e alonga o corpo todo
Pilates ensina a respiração correta, enfatizando os movimentos rítmicos do diafragma - músculo que força a entrada e saída de ar dos pulmões - e expirações prolongadas e controladas. Vários exercícios do método clássico de PILATES ENVOLVEM UM ROLAMENTO SUAVE DA COLUNA PARA CIMA E PARA BAIXO, QUE ALÉM DE MELHORAR A FLEXIBILIDADE DESSA REGIÃO, TAMBÉM EXERCITA OS PULMÕES.
Os exercícios clássicos de Pilates alcançam as mais diversas necessidades. Os mais JOVENS frequentemente precisam se concentrar na melhoria da coordenação motora.
A PESSOA QUE ESTA EM UMA MESMA PROFISSÃO há muitos anos talvez precise superar uma cifose ou um desequilíbrio entre os lados esquerdo e direito decorrente de certos hábitos de postura no trabalho.
MULHERES QUE SÃO MÃES podem necessitar restaurar o tônus do assoalho pélvico.
E SE VOCÊ JÀ ESTA NA TERCEIRA IDADE, pode querer focar -se no ganho de equilíbrio e na mobilidade dos músculos e articulações.]
Com o principio de equilibrar corpo e mente os primeiros exercícios de postura relaxam o pescoço e ombros par estimular a posição correta da cabeça sobre a coluna cervical. Muitos iniciantes se surpreendem ao constatar que seu campo visual aumenta quando a cabeça é posicionada corretamente.
Problemas posturais podem gerar hábito de olhar para baixo, para cima, ou até para o lado. Os exercícios de postura nivelam a cabeça para que seus olhos mirem para a frente, assimilando mais informações e aumentando a percepção do que acontece em volta. A postura é induzida pelo equilíbrio do tronco. Logo, manter a cabeça erguida e os ombros para baixo realinha a coluna torácica, permitindo a transmissão de peso para a pelve e seguindo igualmente para baixo, dividindo-se por fim entre as duas pernas.
O que diferencia o Pilates dos outros métodos de exercícios, é o modo de execução. Em contraste com as repetições muitas vezes mecânicas das aulas de aeróbica e musculação a atenção aos detalhes : da posição exata dos pés ao movimento em arco do ombro. O resultado é o beneficio de todo o corpo e não apenas o fortalecimento de um músculo ou grupo muscular. Exercitar a musculatura do assoalho pélvico, por exemplo, melhora a postura, alivia dores nas costas e tonifica o abdome..
Um dos benefícios imediatos é a sensação de bem estar. Com o tempo e perseverança, eles condicionarão seu corpo, influenciando sua aparência e a maneira como você se projeta para o mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário