No Pilates os exercícios não devem ser feitos nem de maneira muito rápida nem muito lenta, a ponto de os músculos não reconhecerem onde esta o começo ou o fim do movimento. Eles devem ser executados num compasso rítmico e regular. de fato, o corpo também precisa de atividade aeróbica, que aumenta a oxigenação do sangue e fortalece o coração e os pulmões, ao passo que o método Pilates desenvolve a força, a resistência e a flexibilidade. são dois tipos diferentes de condicionamento, mas são compatíveis e complementares.
Em meu Estúdio de Pilates consigo realizar a combinação destas atividades numa mesma aula, pois dispomos de todos os aparelhos e acessórios necessários para um treinamento eficiente.
Com qualquer esforço que eleve a temperatura do corpo, a frequência do pulso equivale ao número de batimentos cardíacos necessários para bombear sangue rico em oxigênio do pulmão para todo o corpo de modo rápido o suficiente para manter seu funcionamento homeostático e normalizar a temperatura outra vez. Quanto mais despreparado o corpo, mais árduo é para o coração o trabalho por ele realizado, e mais alta é a freqüência do pulso. O pulso é uma boa maneira de medir as condições do coração e dos pulmões e músculos, além de ser uma boa medida de estresse emocional.
Embora haja variações a freqüência do pulso de uma pessoa saudável em repouso deve ser aproximadamente 72 batimentos por minuto para homens e de 75 para mulheres; 80 para meninos e 84 para meninas.Durante os exercícios , os músculos esqueléticos (que funcionam sob nosso controle voluntário) normalmente se contraem com força e depois relaxam. Essa ação rítmica exerce pressão sobre as veias,,. Nas pernas, esse processo auxilia no bombeamento do sangue em direção ao coração. Contudo, se os músculos estiverem flácidos, o coração acaba tendo de trabalhar de forma mais intensa para cumprir a função de bombear o sangue. Visto que o coração também é um músculo, se o tônus e a ação coordenada de suas fibras estiverem enfraquecidos, o esforço durante sua ação de bombeamento é maior. Qualquer esforço extra é refletido no aumento da freqüência do pulso.