Pilates e saúde

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

CORE .... O que é CORE?

Core 
O treinamento do CORE, tem sido utilizado em programas de exercícios voltados à qualidade de vida, à saúde e à melhora das dores nas costas. Em uma tradução do inglês  CORE quer dizer CENTRO,  NÚCLEO. O CORE, no corpo humano, é então descrito como uma caixa constituída pelos músculos abdominais na frente, pelos paravertebrais e pelos glúteos na parte posterior, pelo diafragma no teto e pelo assoalho pélvico e pela cintura pélvica no assoalho. O CORE também é identificado como o complexo lombo - pélvico. Na região do CORE localiza-se também o centro de gravidade.
 Aproximadamente 29 músculos inserem-se ao complexo lombo - pélvico. A prática é treinar estes músculos para algumas finalidades específicas, como:

  • a diminuição da compressão intradiscal ;
  • a diminuição das forças compressivas na coluna ;
  • aumento da estabilidade da própria coluna lombar;
  • permitindo a aceleração, desaceleração e estabilização de toda a cadeia muscular durante movimentos integrados e dinâmicos.
POR QUE TREINAR O CORE?
O CORE  opera como uma unidade funcional integrada, por meio do qual toda a cadeia cinética trabalha sinergicamente para produzir força e reduzir e estabilizar dinamicamente contra uma força anormal.
O CORE mantém o alinhamento postural e o equilíbrio postural dinâmico durante atividades funcionais. Um programa de estabilização do CORE previne o desenvolvimento de padrões de distorção postural.


CORE 360º


Um CORE fraco é um problema fundamental de movimento ineficiente, o qual leva à lesão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário