Pilates e saúde

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Treinamento Funcional


O treinamento funcional teve sua origem com os profissionais da área de fisioterapia e reabilitação, já que estes foram os pioneiros na utilização de exercícios que imitavam o que os pacientes faziam em casa ou no trabalho durante a terapia, possibilitando assim um breve retorno à sua vida normal e suas funções.
Baseado no sucesso de sua aplicação na reabilitação, o conceito de treinamento funcional passou a ser utilizado no desenvolvimento  de programas para a melhora do desempenho atlético e do condicionamento fisico e para minimizar possíveis lesões dos praticantes da atividade fisíca.
o treinamento de força mais utilizado tradicionalmente tem seu foco em movimentos isolados, ganhos absolutos de força e treino de grupos musculares de forma independente e utiliza, geralmente, apenas um plano de movimento. Este é o caso da musculação, que preconiza a hipertrofia muscular (hipertrofia muscular é o crescimento do músculo por intermédio do aumento do tamanho de suas fibras. O músculo é composto basicamente de água (75%) e o principal componente orgânico é a proteína (20%)).
No treinamento funcional,  o condicionamento fisíco é conduzido por meio de exercícios que são integrados para que sejam alcançados padrões de movimento mais eficientes.
sabe-se que o treinamento isolado apresenta resultados em termos de aumento de massa muscular e força, pois permite que haja fadiga individual dos músculos, entretanto o treinamento funcional aproxima-se mais dos movimentos reais, ou seja, daqueles realizados no cotidiano e que envolvem integração de movimentos.
   Para melhorar tarefas funcionais é necessário treiná-las.

Nenhum comentário:

Postar um comentário